quinta-feira, 25 de junho de 2009

Condenados a Viver - 1972


Eu gosto de faroestes, sobretudo os italianos. Meu avô gosta de faroestes, na sua maior parte os americanos. CONDENADOS A VIVER é um faroeste obscuro feito na Espanha e, com certeza, meu avô não iria gostar nenhum pouco. Ele certamente alegaria que o filme se distancia por quilômetros dos códigos estabelecidos em um faroeste feito nos Estados Unidos, ou até mesmo de um filme do mesmo gênero feito na Europa. Mas apenas a fama que o filme ostenta, carregando o título de faroeste mais violento de todos os tempos, já eliminaria todas as chances do Seu Aguinaldo - meu avô - querer conferir CONDENADOS A VIVER.

Engana-se quem pensa que o único atrativo de CONDENADOS A VIVER sejam suas mortes sangrentas e filmadas em planos fechados, nos presenteando assim com todos os detalhes da sangueira extrema. É o ótimo roteiro que também chama bastante atenção. No filme, o sargento Brown (Cláudio Undari) - acompanhado por sua filha Sarah (Emma Cohen) -, é responsável por guiar uma diligência com sete dos mais violentos, sanguinários, cruéis, frios, calculistas e pilantras presos das redondezas até a prisão, localizada no Fort Green, tendo que atravessar uma região inóspita e coberta pela neve, região essa conhecida por ser repleta de ladrões em busca de ouro.

Li em algum lugar que raciocinar sobre a estrutura narrativa de um faroeste europeu, tendo em mente toda moralidade de Hollywood, é um erro grave. Em CONDENADOS A VIVER esse pensamento tem que ser lembrado e seguido a todo instante. O maniqueísmo é mandado pra puta que pariu, CONDENADOS A VIVER possui personagens sujos e humanos, impossíveis de serem taxados de mocinhos ou bandidos, sendo guiados apenas pelos sentimentos de vingança, cobiça ou mesmo deslocamento. Nem mesmo o sargento Brown do alto de sua patente e ofício fica imune dessas considerações.

O cenário gelado do filme, bem como todo o seu clima obscuro e negativo, lembra muito O VINGANDOR SILÊNCIOSO, um outro faroeste famoso dirigido por Sergio Corbucci. Mas as lembranças e comparações cessam por aqui mesmo.

CONDENADOS A VIVER foi lançado em DVD no Brasil pela Ocean Filmes, famosa por lançar com freqüência vários filmes do gênero. A qualidade da imagem é boa, mantendo o formato widescreen, por outro lado o DVD é pelado, ou seja, desprovido de extras.

Ivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário